Olá!
Bom, eu sou formada em ciências sociais, e quando estudamos as teorias sociológicas iniciamos com os clássicos (MARX, DURKHEIM e WEBER), claro, observei a predominância única exclusiva dos homens(não estou relativizando a importancia deles, antes que pensem algo do tipo), mas a questão é que não existiam somente grandes teóricos homens pensado a sociedade naquela época.
Embora no contexto do século XIX, como nos séculos anteriores, fosse altamente desfavorável a presença feminina, ainda assim existiam as resistentes(como ainda existimos), as contra correntes. E eis onde queria chegar, Harriet Montineau(já ouviu falar dela?).
Montineau foi e é considerada a primeira sociólogA, mas eis que é também mega ocultada. Eu mesma a descobri a pouco, quando tive a imaginação de pesquisar sobre um possível "mãe" da sociologia(e encontrei s2). Rapidamente fiz pesquisas para saber o que encontraria sobre ela, e vi que ela tem uma obra longa e diversa, mas também não tão conhecida, pelo menos no Brasil, já que não encontrei nada traduzido para o português (acredito realmente que não há tradução), enfim, temos que explora-la e divulgála, é muito importante para visibilizá-la!

Harriet Montineau - viveu na Grã-Bretanha no século XIX, filha de pais franceses. Foi ativista, e defendia a liberdade individual, umas das primeiras a falarem sobre questão racial.

Comentários

Postagens mais visitadas